terça-feira, 6 de setembro de 2016

Quem viu Santo António no Porto?:)


Nascido entre 1191 e 1195, em Lisboa, Fernando Martins de Bulhões (mais tarde, Santo António) iniciou a sua vida religiosa como frade Agostiniano no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, e mais tarde mudou-se para o Convento de Santa Cruz em Coimbra para aí continuar a estudar.
E foi em Coimbra que conheceu os Frades Menores de São Francisco.
Nessa altura passavam por Portugal em direcção a Marrocos para pregar e mais tarde acabaram por ser martirizados em Marrocos.
De forma solene, os corpos dos cinco mártires passaram por Coimbra, fazendo "arder" o coração de Fernando Martins a vontade de ser um frade franciscano.
Com 30 anos, entrou para a Ordem dos Frades Menores e foi logo enviado para o norte de África.
Mas uma doença o fez voltar para Portugal. No regresso, uma tempestade fez com que o barco em que seguia se desviasse para Itália.
Pouco tempo depois, em Itália, realizou-se em Assis, o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, e foi nessa altura que Santo António conheceu São Francisco de Assis.
Muito humilde, Santo António continuou em Itália, rezando Missas e fazendo as lidas domésticas, nunca revelando os seus conhecimentos e estudos.
Em Setembro de 1222, em Forli, os dominicanos convidaram os franciscanos para uma cerimónia de Ordenações Sacerdotais, e foi pedido a um franciscano que fizesse a pregação.
Escolheram Santo António e apenas o mandaram subir ao púlpito e dizer tudo aquilo que lhe fosse sugerido pelo Espírito Santo.
Este iniciou o seu discurso de forma simples, mas depressa se tornou firme, seguro e convincente.
Com isto, foi nomeado pregador oficial da Ordem. As suas pregações tornaram-se tão importantes que ele pregou em Itália e Sul de França.
As suas pregações tornaram-no no director de estudos e professor de teologia.
Em Bolonha, dirigiu e fundou a primeira escola franciscana.
Em 1231, com a sua saúde muito débil, sentiu-se mal enquanto almoçava e pediu aos frades que o levassem a Assis. Como a sua saúde se agravava cada vez mais, tiveram que parar num mosteiro de clarissas e aí faleceu, no dia 13 de Junho.
As suas ultimas palavras foram: "Vejo o meu Senhor".
A devoção a Santo António era tal que foi canonizado a 30 de Maio de 1232.
Rapidamente, a devoção a Santo António se espalhou pelo mundo e Portugal não foi excepção.
Conta a história que, no momento em que o Papa Gregório IX canonizava Santo António em Itália, os sinos em Lisboa tocavam fervorosamente sem que ninguém lhes mexesse.
Mas é no século XIX, que o santo atinge o máximo da sua popularidade. E é neste período que surge a festa, a bênção do pão de Santo António e os casamentos.
E agora, quem sabe responder à pergunta que se segue:
Em que igreja do Porto se encontra este vitral de Santo António?

(Foto de Joana Lima)

Boa Sorte! 

1 comentário: